Pesquisa

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Balada e a arte de ser o Dj que abre a festa...

Esse artigo tem como base:
E também ensinamentos que a AIMEC passa para os seus alunos em sala de aula.

Pequenos? Enormes!! Detalhes…
É incrível como muitos promters e donos de casas noturnas, não dão importância a certos “detalhes” que fazem toda a diferença no sucesso de um evento ou festa. Essas minucias somadas geram a percepção geral dos freqüentadores, alguns desses detalhes são:
§  Flyer – com informações de contato, local de vendas de ingresso, dia do evento e local (parece piada, mas já vi vários flyers sem alguma destas informações);
§  Qualidade do papel do Flyer – esse é geralmente o primeiro ponto de contato do público com a sua festa;
§  Qualidade da impressão do flyer – idem;
§  Escolher o local apropriado para fazer o seu evento;
§  Sistema de som de qualidade;
§  Iluminação – não só a iluminação mas também um bom iluminador, por favor;
§  Pessoal treinado e ágil trabalhando no bar;
§  Quantidade de banheiros versus quantidade de pessoas – manutenção de limpeza dos mesmos durante a noite também faz-se necessário.
Acho que é fácil de perceber, como qualquer um destes pontos podem ajudar ou atrapalhar muito tanto a divulgação (levar as pessoas para a festa) quanto a qualidade do evento (fazer as pessoas voltarem a freqüentar).
O DJ que abre a pista pode estragar ou salvar uma noite

Muitos promoters pensam em todos os detalhes listados acima, mas esquecem de montar um bom line-up (ordem dos DJs que vão tocar), não adianta nada colocar um DJ de nome (caro, mas que teoricamente vai chamar mais público) se o DJ que for abrir a pista não construir o clima certo.
Eu no começo da minha carreira, fazia de tudo para não ser o primeiro Dj a tocar, um pouco por que não tinha músicas mais lentas (na época eu tocava muito rápido e pesado) e também pelo medo de fazer alguma coisa errada e estragar o resto da noite.
Introdução é tudo
Muitas vezes comprei um livro pois ele tinha um título chamativo e uma capa legal, mas as primeiras páginas é que me fizeram ler ele por inteiro ou não.
Já aconteceu alguma coisa parecida com você?
Festa de música eletrônica é muito diferente de uma noite com bandas
Pense que cada set de uma noite é um capítulo dentro de uma história maior que é o conjunto de todas as apresentações daquele evento.
Diferente de uma festa com bandas onde cada grupo faz a sua apresentação, seguida de uma longa pausa para desmontar e montar os equipamentos. Nas casas noturnas o som raramente para, com isso se o primeiro Dj (introdução) não conseguir criar o clima correto e preparar a pista de dança a atração principal (corpo do livro) vai ter pouca chance de ser bem sucedido.
Principal erro que um DJ iniciante faz ao abrir a pista

Muitos aspirantes a DJ consideram que ao ser chamado para abrir a pista ele deve conseguir chamar a atenção do público e promoters, muitas vezes eles conseguem chamar a atenção mas de uma forma negativa.
Em algumas festas que fiz, infelizmente tive que diminuir o set do DJ por que ele estava acelerando muito, ou por simplesmente não estar tocando um som que combinasse com o resto da noite/evento.
Dicas de como fazer sucesso abrindo a pista
§  Saiba quem toca antes e depois de você
Como você vai montar uma introdução sem conhecer o corpo do livro?
Impossível.
Escute alguns sets e baixe tracklists do Dj que toca depois de você, você não pode roubar a cena – ou melhor, as músicas que ele habitualmente toca.
§  Pegue leve
Um set perfeito de abertura não pode ter nenhum pico de energia, principalmente na última meia hora.
§  Quanto maior melhor
Um set de warp up não deve ser rápido, você deve partir do zero, até deixar o público pronto para a atração principal.
Saiba exatamente que horas a atração principal vai começar a se apresentar, e esteja preparado para tocar 30 minutos a mais ou a menos.
§  Se conecte com as pessoas
Quando você for fazer um set de warm-up, tente sempre se comunicar com as pessoas. Fazendo contato olho no olho com as pessoas que se disporem a começar a dançar.
§  Prepare-se
Treine muitas combinações de mixagens, isso vai facilitar para conseguir improvisar na hora se preciso. Isso também facilita que você analise exatamente qual é a vibe de cada uma das músicas do seu set.
Você precisa tocar as músicas certas nas horas certas.
§  Não toque Hits.
A pior coisa que pode acontecer para a atração da noite, é ter um Dj abrindo a pista que tocou os grandes sucessos do momento.
Depois disso o DJ atração vai ter muita dificuldade de manter o ânimo.
Como DJ de warm-up, você nunca deve tocar Hits, pois simplesmente esse não é o seu trabalho.
O seu trabalho é criar o clima para a atração principal, é como preparar a jogada para o atacante fazer o gol.
§  Menos música mais bateria
Tente sempre procurar musicas que sejam orientadas um lado mais percurssivo, e que não tenham uma estrutura musical tão definida – exemplo: refrão x verso refrão.
É bom também tentar evitar músicas com breaks longos.
Pense no seu set como uma linha contínua ao invés de picos e vales.
§  Organize-se
Só por que o seu HD comporta mais de 30.000 músicas, isso não significa que você deve ter tantas na sua case.
Ao invés de colocar todo na sua case ou HD, seja organizado e regularmente tire músicas que você não está mais tocando.
Um boa dica é criar playlists no I-tunes, para melhorar o planejamento do set.
§  Não mixe rápido

As mixagens de um DJ warm up podem e devem ser mais longas, diferente da atração principal que pode optar por fazer mixagens curtas ou também fazer mixagens mais curtas para quebrar rapidamente o clima da pista.
§  Use a tecnologia com sabedoria
Muitos clubes atualmente são dotados de processadores de efeitos e mixer poderosos. Só cuide para que os efeitos sirvam para ajudar a criar o clima e não destrui-lo.
Stand alones que permitem fazer loops também podem ser uma boa alternativa para alongar as suas mixagens.
§  O tamanho da sala faz diferença
Claro que se você está tocando em um grande festival o clima deve ser bem diferente de um clube para 100 pessoas. Quanto maior a sala o seu set pode ser mais energético.
§  Hipnotize
Pessoas vão para os clubes em busca de escapismo.
Se você conseguir que as pessoas fechem os olhos e se entreguem para a música você está fazendo um bom trabalho.
§  Paciência
Esse é provavelmente o aspecto mais importante de um dj de warm up. A pista pode estar lotada e a audiência pedindo que você toque pesado, mas você deve se segurar e deixar eles implorando por mais.
Levar eles a loucura não é o seu trabalho, a audiência vai adorar quando a atração principal finalmente colocar fogo na sala.
§  Música de encerramento
Nunca feche o seu set com uma música muito para cima. Depois de todo o esforço para criar o clima você não pode detonar ele nos últimos minutos
A última música deve ser uma boa frase de fechamento, para a grande atração detonar.
Tenha certeza que ela é grande o bastante para atração mixar com facilidade.